Aguarde, carregando...

Facebook    Instagram    Youtube    Twitter   

NOTÍCIAS


Quadras de futevôlei instaladas na sede do Nacional acrescem na pré-temporada do time principal

26/11/2018
Juan Reol - Mtb 41.452 / Assessor de Imprensa

Quadras de futevôlei instaladas na sede do Nacional acrescem na pré-temporada do time principal

Novos investimentos na sede do Nacional Atlético Clube-SP estão gerando benefícios também ao departamento de futebol. As recém-inauguradas quadras de futevôlei, quatro ao todo, estão sendo utilizadas pela comissão técnica do Naça na pré-temporada 2019. O preparador físico Deivid Marques comandou atividade no espaço no dia 10 de novembro. Elas foram inauguradas como Arena Nacional de Futevôlei no dia 2 de novembro e atenderão para treinos da modalidade e locação.
São quatro quadras em tamanho oficial instaladas dentro dos 88 mil metros quadrados de Nacional-SP, localizado na Avenida Marquês de São Vicente, no bairro da Barra Funda, na Zona Oeste, em São Paulo (SP). Dentro do Naça elas estão situadas ao lado do Estádio Nicolau Alayon, onde antes eram quadras de tênis que não vinham sendo utilizadas.

Gilberto Diniz, presidente da Federação Paulista de Futevôlei, é um dos sócios da empresa que instalou os equipamentos esportivos no Nacional-SP, a Riplay Sports, que tem seis anos de experiência nesta modalidade esportiva. Ele explicou como será o trabalho na unidade da Barra Funda. “Implantamos nossa metodologia de treinos individuais e coletivos, além do trabalho funcional na areia. Estamos abertos de segunda-feira a sábado, inicialmente (em breve devem funcionar também aos domingos). De segunda a sexta-feira são as aulas de futevôlei”, explicou Giba, destacando que ainda estão em fase de finalização a infraestrutura de vestiários, além de um bar.

As quadras de futevôlei do Nacional-SP serão como uma “praia em São Paulo”, palavras do presidente da federação. Ele ressaltou também que o intuito de abrir o espaço na Barra Funda foi o de atender a população da Zona Oeste da Capital, até então carente deste tipo de opção de atividade física. Diferente das academias, o futevôlei, e também o vôlei de praia, são praticados ao ar livre, com os pés na areia, bem diferente de um ambiente fechado de ar-condicionado. “A gente pretende atender com essa nova unidade o pessoal da região Oeste de São Paulo e, além disso, estamos disponibilizando o espaço para os treinos de pré-temporada do Nacional-SP, que eles estão executando e fazendo trabalhos de areia”, completou Gilberto Diniz.

O preparador físico do Nacional-SP, Deivid Marques, elogiou o espaço implantando no Nacional-SP. “É uma quadra que está com uma areia que realmente lembra as melhores praias. É uma areia fina, que tem qualidade. O pessoal jogando ali o vôlei e o futevôlei, a gente vê, a atividade é boa por conta da profundidade do pé. Geralmente, quando colocam uma caixa com areia de construção, não há profundidade, pois fica pesada, batida, o pé não afunda. Com essa qualidade, com esse tipo de areia, o atleta realmente sente o pé afundando, descendo, realizando movimento de força para se equilibrar e sair do buraco. Essa quadra foi bem projetada, com drenagem, oferece o melhor possível para os atletas”, avaliou o integrante da comissão técnica do Naça, que utilizou o equipamento para trabalho físico com os jogadores do time principal.


Preparador físico Deivid Marques durante utilização da
quadra de futevôlei como caixa de areia
(Crédito da foto: Ale Vianna / Divulgação Nacional)

A Arena Nacional de Futevôlei está localizada dentro do Nacional-SP, na avenida Marques de São Vicente, 2477, na Barra Funda, em São Paulo (SP). O contato para informações sobre treinos de futevôlei ou locação das quadras é (11) 97672.6936, via Riplay Sports.

Ganho físico para atletas de futebol
Na manhã do sábado, dia 10 de novembro, o elenco do Nacional-SP, ainda na primeira semana da pré-temporada 2019, foi submetido a treinamento em “caixa de areia”, justamente nas novas quadras de futevôlei instaladas na sede do clube. Os atletas estão atualmente na quarta semana de preparação.

O preparador físico Deivid Marques, que comandou a atividade, segue a linha de profissionais que defendem o treinamento na areia. Gigantes do futebol brasileiro como Santos FC-SP, Corinthians-SP, Cruzeiro-MG e Palmeiras-SP, e até de fora do país, como o Real Madrid-ESP, possuem caixa de areia para trabalhos físicos, provando que o Nacional-SP está na vanguarda da preparação física.

“Tenho bons resultados treinando na areia. Sempre utilizei esse tipo de recurso e até brinco que, na pior das hipóteses, a areia dá um treino de propriocepção, já que, no piso instável, não há controle, sempre tirando o pé e colocando em local diferente. Na areia há o trabalho de resistência de força por causa justamente do piso. E essa areia, com a qualidade que tem, realmente traz isso pelo tanto que afunda o pé”, disse Deivid Marques.

O preparador físico seguiu com a explicação sobre os ganhos do trabalho físico em caixa de areia. “É um trabalho de resistência de força. É um treino que sai do impacto, que proporciona instabilidade de piso, que traz fortalecimento, que traz requerimento diferente para o atleta. Ali tem que se adaptar ao piso somado às funções técnicas que incluímos no treinamento, como bater na bola. Vai ter ganho no equilíbrio e na resistência de força. No meu trabalho de 21 anos sempre fiz e sempre tive bons resultados”, explicou.


Atleta CSR Sports Matheus Humberto durante trabalho realizado na areia
(Crédito da foto: Ale Vianna / Divulgação Nacional)

Propriocepção é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais. O piso instável da areia fofa ajuda o cérebro do atleta a equilibrar o corpo nestas condições utilizando os músculos e, assim, resultando em ganhos na preparação física, principalmente do jogador de futebol.

“Tem a questão da propriocepção e, de acordo como se mensura a capacidade de trabalho alternando a intensidade, o tempo de duração e tempo de pausa, são alcançados os objetivos. O trabalho realizado aconteceu visando resistência de força, dentro da nossa periodização de pré-temporada”, concluiu o preparador físico Deivid Marques sobre o primeiro trabalho em caixa de areia realizado com o elenco do Nacional-SP no período de treinos visando a estreia no Campeonato Paulista A2 2019, que acontece em 20 de janeiro.