NOTÍCIAS
CSR Sports acerta ida de Vanderlei Luxemburgo ao futebol chinês
24/09/2015Juan Reol / Mtb 41.452

O técnico Vanderlei Luxemburgo volta a atuar no exterior após 10 anos em que esteve à frente do “time de galácticos” do Real Madrid, da Espanha. Por intermédio da CSR Sports, dos empresários César Soler e Raudnei Freire, em conjunto com a Sunshine, do agente Sun Xianlu, o ex-treinador da Seleção Brasileira assinou contrato de um ano com o Tianjin Songjiang, da China. Será a segunda vez na carreira do “multicampeão” no comando de uma equipe longe do Brasil. Nos anos 80 ele foi assistente técnico, em duas oportunidades, de Joubert Luis Meira na Arábia Saudita. O ex-jogador Fabiano Costa também participou da negociação.
Vanderlei Luxemburgo foi recepcionado no aeroporto de
Pequim, na China, pelo presidente do Tianjin, Shu Yu Hui
Com mercado aberto na China após as transferências do meia Ivo para o Henan Jianye – é o líder de assistências da Super Liga da China 2015 –, do atacante Jael para o Chongqing Lifan, do meia Dinélson, em 2013, para o Tianjin Teda, e participação na ida do volante Júnior Urso para o Shandong Luneng, a CSR Sports é também muito forte em outros países da Ásia como Coreia do Sul e Japão, onde já fechou contratos como o do próprio Ivo (Incheon United-COR), do meia Tinga (Jubilo Iwata-JAP), e dos volantes Matheus Humberto (Daegu-COR) e Ferdinando (Incheon United-COR e Jubilo Iwata-JAP).
Agora, com Vanderlei Luxemburgo, os empresários César Soler e Raudnei Freire voltam à China com ainda mais prestígio, com permanência cada vez mais frequente no país. O acerto do técnico com o Tianjin Songjiang é considerado de “1º escalão”, envolvendo valores dados como “inviáveis” no Brasil. O contrato é valido por um ano, com renovação automática por mais dois caso a equipe suba para a primeira divisão chinesa já no ano que vem. Em 2015 o Tianjin disputa a Liga Chinesa, considerada a 2ª divisão e, após se livrar matematicamente do risco de ir para a 3ª no sábado (29), passou a trabalhar o planejamento para 2016. O time ocupa a 11ª posição faltando quatro rodadas para o término da competição.
A imprensa chinesa cercou Vanderlei Luxemburgo em sua chegada a Pequim
Vanderlei Luxemburgo vem de demissão recente do Cruzeiro-MG e tem na China a oportunidade de retomar os grandes momentos de sua trajetória. Após brilhar na Raposa com a Tríplice Coroa em 2003 (conquistou os campeonatos Mineiro e Brasileiro e a Copa do Brasil), não conseguiu desenvolver o mesmo projeto em 2015, somando maus resultados. A equipe se desfez dos principais jogadores e segue em processo de reformulação, fato que prejudicou o trabalho do “multicampeão” em seu último clube no Brasil antes de seguir para a Ásia.
Considerado um dos melhores treinadores brasileiros em atividade, Vanderlei Luxemburgo é o recordista no Brasil quando o assunto é conquista de títulos no Campeonato Brasileiro. São cinco no currículo: em 1993 e 1994 com o Palmeiras-SP, em 1998 com o Corinthians, em 2003 com o Cruzeiro-MG e em 2004 com o Santos FC-SP. Além desses, no início da carreira, foi campeão do Campeonato Brasileiro Série B em 1989 com o Bragantino-SP, equipe que lhe abriu as portas para o sucesso profissional.
Já na cidade de Tianjin, Luxemburgo jantou com o auxiliar Sun Xinlau, empresário César Soler,
o presidente Shu Yu Hui, o ex-jogador Fabiano Costa e o auxiliar técnico Maurício Copertino
Vanderlei Luxemburgo teve também passagem marcante pela Seleção Brasileira, quando passou a convocar e trabalhar com a geração que viria a ser campeã da Copa do Mundo Fifa Japão/Coreia do Sul 2002. Ele comandou o Brasil entre 1999 e 2000, quando conquistou a Copa América de 1999 e o Torneio Pré-Olímpico de 2000, este de maneira invicta.
Até o momento possui em seu currículo dois títulos com a Seleção Brasileira, cinco do Campeonato Brasileiro, um da Copa do Brasil, dois do Torneio Rio-São Paulo, um da Copa Euro-América, oito do Campeonato Paulista, dois do Campeonato Mineiro, um do Campeonato Carioca, um do Campeonato Capixaba, três da Taça Guanabara e um da Taça Rio. Entre outros.
Vanderlei Luxemburgo durante jantar com dirigentes e empresários
Respeitado no mundo inteiro pela maneira arrojada e inovadora de trabalhar suas equipes, além de priorizar o bom futebol dentro de campo sempre buscando lindas jogadas e o gol a todo momento, Vanderlei Luxemburgo foi aguardado por dirigentes e torcedores em sua chegada à China na tarde de quinta-feira (24) (horário local). Após deixar o aeroporto, se dirigiu para a cidade de Tianjin (cerca de 140km da capital Pequim), onde jantou com o presidente da equipe, Shu Yu Hui, o investidor, o empresário César Soler, o ex-jogador Fabiano Costa, o tradutor Ye Ming e o auxiliar técnico Maurício Copertino.
O novo técnico será apresentado oficialmente pelo Tianjin na tarde de sexta-feira (24) (madrugada de quinta para sexta no Brasil), na sede do clube. Ele concederá entrevista coletiva à imprensa chinesa e, logo após, conhecerá as dependências do time.
O Tianjin Songjiang foi fundado em 2006 e, com a nova diretoria, tem o projeto de ser um dos melhores da Ásia em curto espaço de tempo. O início para o planejamento se tornar realidade é a contratação, por intermédio da CSR Sports, do técnico brasileiro.
NOTÍCIAS | LISTAR
- Jovem talento potitguar assina representação com CSR Sports
- CSR Sports com três atletas no elenco da SE Itapirense para Paulistão Sub-20 2025. Mateus confirmado na estreia
- Zagueiro Fontana visita escritório da CSR Sports
- Destaque do Catanduva e agora no Veranópolis, lateral-esquerdo Isac é novo atleta representado pela CSR Sports
- Atleta CSR Sports vice-campeão Paulista A2 com EC Primavera
- Lima e Luan Rodrigues conquistam Campeonato Paraibano 2025 com Sousa